1280px-Flag of Brazil.svg     Bandeira-dos-Estados-Unidos-2000px  

Jogos do MêsNenhuma Decisão

Nenhuma Decisão

no_decisionO jogo da Nenhuma Decisão implica encontrar inumeráveis razões para não decidir por uma escolha. Algumas dessas razões podem fazer sentido na aparência, mas a razão subjacente pela escolha desse jogo é que, se você não decidir, não poderá ser punido por ter tomado a decisão errada. A inclinação por esse jogo da Nenhuma Decisão se deve a vários fatores: as pessoas são novas na função ou na empresa, e não confiam nas informações que recebem; vieram de um setor de movimentação lenta, em que havia mais tempo para tomar decisões; ficavam intimidadas diante do ambiente caótico e de mudanças rápidas, e achavam que ficariam “seguras” se evitassem tomar decisões. Os que optam por esse jogo muitas vezes sabem muito bem como parecer que estão simplesmente sendo cuidadosos e procuram sempre agir de forma lenta para tomar a decisão certa. Na verdade, estão criando forças-tarefa, realizando reuniões, emitindo relatórios técnicos e forjando a impressão de que estão agindo, quando, na realidade, estão apenas esperando sua hora.

Exemplo: Com a saída de um gerente de produto de uma grande empresa de itens de consumo embalados para um forte concorrente, abriu-se vaga em uma posição-chave. Foi uma grande perda para a empresa, que ensejou vários debates na alta administração sobre os motivos da saída e o que poderia ter sido feito para evitá-la. O CEO entrou na discussão e opinou que era necessário procurar alguém igualmente talentoso e certificar-se de que essa pessoa permaneceria no cargo por pelo menos cinco anos. O vice--presidente de RH, encarregado de preencher a vaga, deu início ao processo entrevistando outras pessoas de dentro da empresa, e tentando identificar os requisitos corretos para o cargo. Em seguida, passou a pesquisar se havia algum empregado com aquele perfil dentro da empresa. Quando chegou à conclusão de que não havia ninguém, começou a buscar lá fora um candidato qualificado. Infelizmente, não conseguiu encontrar ninguém que se enquadrasse à perfeição. E acabou por recomendar à empresa que dividisse as responsabilidades desse cargo vago com os três outros gerentes e voltasse a procurar um bom candidato seis meses depois.
O vice-presidente de RH estava jogando uma versão do jogo Nenhuma Decisão, aparentando estar envolvido na busca, quando, na realidade, a coisa mais segura era não fazer nada (uma vez que preencher o cargo com a pessoa errada, ou pelo menos com uma que não fosse tão boa quanto a que estava antes, era uma clara possibilidade).

Clique aqui para ver todos os Jogos do mês

Compre online agora!

Submarino

Livraria Cultura

Elsevier

Saraiva

Jogos do Mês

Jogo L4 - Envolvimento de Faz de Conta

Para jogar o Envolvimento de Faz de Conta, o gerente realiza pesquisas de opinião, reúne grupos de discussão ou convoca reuniões de envolvimento para comunicar que "sua opinião conta", mas tudo isso tem como objetivo apenas fazer com que as pessoas se sintam participantes, em vez de fazê-las participar realmente. A verdadeira intenção é apenas evitar queixas e fazer com  que os gerentes possam mostrar para seus chefes que estão "fazendo a coisa certa" - engajando seu pessoal no processo de tomada de decisões. Esse mesmo jogo ocorre quando os líderes envolvem superficialmente os subordinados diretos, solicitando seus pontos de vista sobre a estratégia do departamento, mas confiando apenas na propria opinião pessoal. O cinismo acaba sendo a resposta final dos subordinados a esse tipo de jogo, e perde-se  o respeito pela liderança. E a coisa é talvez ainda pior quando o gerente necessita de que seu pessoal se mostre realmente comprometido e colaborativo em um grande projeto, e encontra dificuldade em assegurar seu envolvimento.

Elogios sobre Jogos Politicos

jacopoUma leitura fantástica não apenas para líderes e executivos seniores, mas também para os profissionais que querem crescer dentro de organizações complexas. Goldstein e Read dissecam a dinâmica interpessoal que afeta o desempenho da empresa, proporcionam uma estrutura conceitual para compreensão dos jogos praticados nas empresas, e oferecem ferramentas práticas para correção desses comportamentos e aumento da eficiência.

Jacopo Bracco vice-presidente executivo, DIRECTV Latin America

Leia mais...
Topo

Todos os direitos reservados © Jogos Politicos    -   Desenvolvido por Infoture