1280px-Flag of Brazil.svg     Bandeira-dos-Estados-Unidos-2000px  

Jogos do MêsEnvolvimento de Faz de Conta

Envolvimento de Faz de Conta

Para jogar o Envolvimento de Faz de Conta, o gerente realiza pesquisas de opinião, reúne grupos de discussão ou convoca reuniões de envolvimento para comunicar que “sua opinião conta”, mas tudo isso tem como objetivo apenas fazer com que as pessoas se sintam participantes, em vez de fazê-las participar realmente. A verdadeira intenção é apenas evitar queixas e fazer com que os gerentes possam mostrar para seus chefes que estão “fazendo a coisa certa” - engajando seu pessoal no processo tomada de decisões.

Esse mesmo jogo ocorre quando os líderes envolvem superficialmente os subordinados diretos, solicitando seus pontos de vista sobre a estratégia do departamento, mas confiando apenas na própria opinião pessoal. O cinismo acaba sendo a resposta final dos subordinados a esse tipo de jogo, e perde-se o respeito pela liderança. E a coisa é talvez ainda pior quando o gerente necessita de que seu pessoal se mostre realmente comprometido e colaborativo em um grande projeto e encontra dificuldade em assegurar seu envolvimento

Exemplo: Dan levou a sério a crença do novo chefe no “processo participativo de tomada de decisões” e passou a realizar reuniões semanais com sua equipe, durante as quais incentivava as discussões sobre os assuntos que interessavam a seu grupo e solicitava suas ideias. Uma secretária anotava as ideias de cada um e elaborava um relatório, o qual, segundo garantia Dan, seria incorporado a seu processo decisório. Ao tomar qualquer decisão, Dan sempre agradecia aos membros da equipe por suas contribuições e afiançava que a escolha daquele curso de ação fora, em grande parte, influenciada por sua participação. E também enviava um e-mail a seu chefe, enaltecendo as contribuições dessas pessoas.

Na verdade, Dan sempre fazia exatamente o que queria. Ele podia até acreditar sinceramente que de fato ouvia as ideias dos outros e as integrava em sua decisão, mas estava claro que tinha suas ideias preconcebidas, às quais seguia sempre ao optar por certas táticas e estratégias, fossem quais fossem as informações e conceitos aportados pelos outros.

Compre online agora!

Submarino

Livraria Cultura

Elsevier

Saraiva

Jogos do Mês

Jogo L4 - Envolvimento de Faz de Conta

Para jogar o Envolvimento de Faz de Conta, o gerente realiza pesquisas de opinião, reúne grupos de discussão ou convoca reuniões de envolvimento para comunicar que "sua opinião conta", mas tudo isso tem como objetivo apenas fazer com que as pessoas se sintam participantes, em vez de fazê-las participar realmente. A verdadeira intenção é apenas evitar queixas e fazer com  que os gerentes possam mostrar para seus chefes que estão "fazendo a coisa certa" - engajando seu pessoal no processo de tomada de decisões. Esse mesmo jogo ocorre quando os líderes envolvem superficialmente os subordinados diretos, solicitando seus pontos de vista sobre a estratégia do departamento, mas confiando apenas na propria opinião pessoal. O cinismo acaba sendo a resposta final dos subordinados a esse tipo de jogo, e perde-se  o respeito pela liderança. E a coisa é talvez ainda pior quando o gerente necessita de que seu pessoal se mostre realmente comprometido e colaborativo em um grande projeto, e encontra dificuldade em assegurar seu envolvimento.

Elogios sobre Jogos Politicos

jacopoUma leitura fantástica não apenas para líderes e executivos seniores, mas também para os profissionais que querem crescer dentro de organizações complexas. Goldstein e Read dissecam a dinâmica interpessoal que afeta o desempenho da empresa, proporcionam uma estrutura conceitual para compreensão dos jogos praticados nas empresas, e oferecem ferramentas práticas para correção desses comportamentos e aumento da eficiência.

Jacopo Bracco vice-presidente executivo, DIRECTV Latin America

Leia mais...
Topo

Todos os direitos reservados © Jogos Politicos    -   Desenvolvido por Infoture