1280px-Flag of Brazil.svg     Bandeira-dos-Estados-Unidos-2000px  

BlogCorrupção

Corrupção

 “Há vários fatores que promovem um ambiente de jogo políticos nas empresas, a falta de confiança em CEOs é um deles. Os colaboradores assumem uma atitude de cinismo quando escutam os CEOs falarem de visão e valores. Em uma atmosfera de desconfiança, os jogos encontram terreno fértil. A racionalização é mais ou menos assim: se não posso confiar em meu CEO (ou em qualquer outra pessoa proeminente na empresa), por que devo zelar por meu comportamento?

Se as pessoas lá em cima jogam, então as de baixo devem imitá-las.”

                                                                    Trecho tirado do livro, pagina 68

 

 

 

A imprensa tem denunciado escândalos e corrupções com gravidade e frequência cada vez maior.

Isso nos leva a perceber que os jogos políticos nas empresas têm derrubado organizações e pessoas que se usam de artifícios pouco honrosos para se manter no poder.

No dicionário a palavra corrupção é o ato ou efeito de se corromper. Vem do latim a palavra se corromper, significa tornar-se podre.

Desde 1995, a Transparência Internacional publica o relatório anual de Índice de Percepção de Corrupção (IPC), que ordena os países do mundo de acordo com o grau em que a corrupção é percebida entre os funcionários.

A organização define a corrupção como "o abuso do poder confiado para fins privados".

Com notas de 0 a 10, quanto maior a pontuação, menos percepção de corrupção as pessoas têm a organização.

Os resultados mostram que 7 de cada 10 países desenvolvidos e 9 de cada 10 países em desenvolvimento possuem um índice de percepção menor de 5 pontos.

A percepção da corrupção dentro das organizações afeta o clima e aumenta a frequência do uso de alguns jogos políticos.

Como o Jogo Entupimento do canal, que para alcançar ou ultrapassar a meta de vendas, os jogadores inventam vendas que não existiram.

Como o jogo Sofismando, onde o líder, quando confrontado com um fato ou um dado que impõe uma mudança de curso ou decisão, “sofisma”, defende algo falso e confunde os fatos.

E como o jogo Sem más notícias, onde são apresentados comunicados rasgadamente otimistas, criando um fluxo medíocre de informação sobre a realidade do mundo interno e externo.

A corrupção tem desgastado as organizações e destruído suas culturas. Apenas aumentando a transparência dos circuitos financeiros e institucionais e o diálogo nas organizações, teremos culturas mais adequadas para a nova economia e um capitalismo consciente.

 

 

Fonte auxiliar:

Administradores

 Wikipedia

 

 

Compre online agora!

Submarino

Livraria Cultura

Elsevier

Saraiva

Jogos do Mês

Jogo L4 - Envolvimento de Faz de Conta

Para jogar o Envolvimento de Faz de Conta, o gerente realiza pesquisas de opinião, reúne grupos de discussão ou convoca reuniões de envolvimento para comunicar que "sua opinião conta", mas tudo isso tem como objetivo apenas fazer com que as pessoas se sintam participantes, em vez de fazê-las participar realmente. A verdadeira intenção é apenas evitar queixas e fazer com  que os gerentes possam mostrar para seus chefes que estão "fazendo a coisa certa" - engajando seu pessoal no processo de tomada de decisões. Esse mesmo jogo ocorre quando os líderes envolvem superficialmente os subordinados diretos, solicitando seus pontos de vista sobre a estratégia do departamento, mas confiando apenas na propria opinião pessoal. O cinismo acaba sendo a resposta final dos subordinados a esse tipo de jogo, e perde-se  o respeito pela liderança. E a coisa é talvez ainda pior quando o gerente necessita de que seu pessoal se mostre realmente comprometido e colaborativo em um grande projeto, e encontra dificuldade em assegurar seu envolvimento.

Elogios sobre Jogos Politicos

jacopoUma leitura fantástica não apenas para líderes e executivos seniores, mas também para os profissionais que querem crescer dentro de organizações complexas. Goldstein e Read dissecam a dinâmica interpessoal que afeta o desempenho da empresa, proporcionam uma estrutura conceitual para compreensão dos jogos praticados nas empresas, e oferecem ferramentas práticas para correção desses comportamentos e aumento da eficiência.

Jacopo Bracco vice-presidente executivo, DIRECTV Latin America

Leia mais...
Topo

Todos os direitos reservados © Jogos Politicos    -   Desenvolvido por Infoture